Página Principal

Principal
História
FAQs
Dicas
Emuladores
ROMs
Traduções
Hacked ROMs
Utilitários
Outros Consoles
Loja Virtual
Links
brasflag.gif (7863 bytes)
 



 

AlexKidd Master System FAQ

Neste FAQ você vai encontrar tudo o que você sempre quis saber sobre o Master System. Caso tenha alguma dúvida e não consiga esclarecê-la aqui, envie um e-mail para [email protected]

FAQ criado em 05/02/1998
Última atualização em 21/12/2001

Colaborador: Ricardo Bittencourt

Observações:

1) Existe mais um colaborador deste FAQ que corrigiu algumas informações erradas sobre EEPROMs, infelizmente não tenho mais seu nome e seu e-mail, por favor entre em contato. 2) A Tec Toy ainda fabrica o Master System no Brasil atualmente (2006), porém os preços e modelos já são outros.

O que é Master System?
O Master System foi a entrada da Sega no mercado de consoles de 8 bits domésticos. Ele foi lançado em 1985 no japão e em 1986 nos EUA . Aqui no Brasil foi lançado pela Tec Toy (que representa a SEGA no Brasil) em outubro de 1989. Hoje em um modelo bem diferente do que já foi, o Master System III brasileiro pode ser encontrado por algo em torno de R$ 100,00. O console da SEGA nunca foi tão popular quanto o da Nintendo (O NES), no Brasil foram lançados muitos consoles compatíveis com o NES, Dynavison I e II, Top Game, Turbo Game e muitos outros. Acredito que a popularidade do NES no Brasil foi maior por vários motivos, dentre eles: 1. era mais barato, principalmente quando trazido do Paraguai (nunca soube da existência de nenhum Master Systems importado do Paraguai), e eram fabricados por várias empresas que não possuíam licença da Nintendo, tanto no Brasil quanto no exterior, ao contrário do Master System, produzido no Brasil apenas pela Tec Toy (e sob licença da Sega); 2. para o NES havia uma vasta quantidade de cartuchos piratas a preços bem mais em conta, enquanto que para Master o mercado de jogos piratas no Brasil inexistia (ao menos eu nunca vi um cartucho pirata para Master System); 3. Muitas softwarehouses tinha acordo de exclusivada com a Nintendo e faziam jogos apenas para o NES, enquanto que para o Master a maioria dos jogos eram feitos pela própria SEGA e umas poucas produtoras. Com isto o Nintendo acabou tendo uma enorme quantidade de títulos e o Master System ficou com algo em torno de 200 games (muito pouco comparado a Nintendo). Mais recentemente empresas de peso como Tecmo, Capcom, etc. começaram a fazer jogos para o Master, mas já era tarde demais.
O Master System tinha mais cores, tinha um controle melhor, era mais rápido. Não ficava devendo em qualidade de jogos para o Nintendo, os jogos de Master eram muito bons, mas ele ficava devendo muito em quantidade.
Nos Estados Unidos não foi diferente, o console da Nintendo era bem mais popular pelo mesmo motivo de ter muito mais jogos disponíveis e também porque o marketing da Nintendo era bem maior do que o do Master System.
Na Europa a história foi um pouco diferente e lá o console da Sega se deu bem.
Sem dúvida o país em que o Master System fez mais sucesso foi, adivinhem :), o Brasil. Tanto que ele é o único país no mundo que ainda fábrica e vende o Master System normalmente (Tec Toy). Apesar de termos consoles mais avançados como PlayStation e Nintendo 64, o Master continua vendendo.

O que é o Mark III?
É um antecessor do Master System no Japão. Lançado em 1984, e os jogos são todos compatíveis com o atual Master System. O Mark III tem as mesmas especificações técnicas do Master System e um design diferente. A base é branca e tem a entrada de cartucho e de cartão no lado direito. Usa a mesma fonte e os mesmos cabos do Master americano e brasileiro.

Qual console saiu primeiro: O Nintendo ou o Master?
O Nintendo. O Master saiu alguns meses depois.

O que foi o Master System Plus?
Aqui no Brasil não existiu. No exterior, o Master System original era vendido sem cartucho Aí apareceu o Master System Plus com um cartucho duplo: "Safari Hunt" / "Hang On". Mas isto foi antes do Master System ter sido lançado no Brasil. Quando lançado aqui, o Master System já tinha os jogos na memória, estes eram "Safari Hunt", "Hang On" e "Labirinto" (este último ficava escondido e precisava de um truque para acessá-lo.

O que foi o Master System 2?
Depende. No Brasil o Master System 2 era idêntico ao Master System 1, exceção do jogo contido na memória que antes, como já citei, eram "Safari Hunt", "Hang On" e "Labirinto", os quais foram substituídos pelo "Alex Kidd in Miracle World" no Master System 2.
Nos Estados Unidos o Master System 2 é o nosso Master System 3 da Tec Toy. O Master System 2 (que é 3 no Brasil) é uma versão mais compacta que perdeu a entrada de cartão (entrada de óculos 3D), o botão RESET, o led que indicava se estava ligado, as saídas de áudio e vídeo e a porta de expansão, o compartimento de cartuchos também foi modificado e a tela que mostrava o logo da SEGA quando o videogame era ligado foi retirada. No Brasil, o Master System 3 inicialmente tinha o Alex Kidd in Miracle World na memória, logo substituído pelo "Sonic, The Hedgehog".

O que foi o Master System 3?
É a versão brasileira do Master System 2. Veja a pergunta acima "O que foi o Master System 2?". Master System 3 existiu somente no Brasil.

O que foi o GamBoy?
Atenção: Não é GameBoy. É GamBoy mesmo. Foi lançado no japão pela Samsung e era um Master System com som FM produzido sob licença da Sega.

O que é um tal Master System 3 Super Compact?
Foi uma versão ainda mais compacta do Master System 3 lançada apenas no Brasil pela Tec Toy, que já deixou de fabricá-lo. O Master System 3 Super Compact não precisa de fios para conectar à TV, e o controle já estava no próprio console que você segurava nas mãos para jogar, funciona também com pilhas e tem entrada para um segundo controle opcional. Não suporta Óculos 3D (não tem a entrada), nem Pistola Laser e Rapid Fire(porque o controle 1 já é embutido). O Master System Super Compact também foi exclusividade dos brasileiros. Ele também permitia ser ligado com RF, usava os canais 12 ou 13 da TV. Também existiu uma versão "para meninas" do console que era pink ao invés de preto e o jogo na memória era o "Monica no Castelo do Dragão". Coisa mais ridícula, não é Tec Toy?

O que foi o SG-1000?
Foi o antecessor do SC-3000, só foi lançado no Japão e na China e logo foi substituído pelo SC-3000, que por sua vez, foi substituído pelo Mark III. O SG-1000 tinha um processador de 4mbit com 64k de RAM e podia tocar 2 instrumentos musicais simultaneamente. Foi lançado em 1983.

O que foi o SC-3000 e o SC-3000H?
Segundo sistema da Sega, lançado no Japão, na China, na Europa e na Australia. As informações que se tem dele são as seguintes: ele foi lançado em 1983, era preto, com botões pretos, exceto por um botão especial que era amarelo ou cinza. Com um LED verde na frente indicando se está ligado ou não.

Microprocessador: NEC 780C (um clone do chip Z80A) funcionando a 4 MHz
RAM: 16Kb / 32Kb (SC-3000H)
Video RAM: 16Kb
ROM: 18 Kb or 32Kb (não é certeza)
Som: 6 vozes em 2,5 oitavas
Texto na tela: 40x25 (16 cores) and 32x24 (?? Cores)
Resolução de tela: 256x192 (16 cores)
Text characters dimension : 8 x 8 pixels
Número máximo de sprites na tela juntos: 32 (se monocromático)
Teclado: 64 teclas, estilo máquina de escrever (QWERT)
Fonte:
- 220V CA
- 9V CC
- 12 A
Portas :
- 1 porta de impressora (DIN 7 pinos)
- 1 de cartucho
- 1 de cassete (para jogos em cassete)
- Composite video (DIN 8 pinos)
- 2 Joystick (Tipo D9)

Medidas:
- Largura 353mm
- Comprimento 210 mm
- Altura 46 mm

Há uma segunda versão do SC-3000, com um teclado e 32K de RAM chamado "SC-3000H". Ele é igual em tudo a exceção do teclado e da RAM e rodava todos os jogos de SC-3000.

O que foi o SG-1000-2?
Este sistema foi produzido após a morte do SC-3000 e antes do Mark III. Isso é tudo que se sabe sobre ele

O que foi o FG-1000?
Pouco se sabe sobre ele, apenas foi visto em algumas revistas japonesas.

Os jogos americanos, japoneses e europeus são compatíveis com os consoles brasileiros?
Sim. Podem ser jogados sem problemas, são todos compatíveis entre si apesar de algumas pequenas diferenças. Os cartuchos de Mark III não funcionam no Master americano ou brasileiro, porém existem adaptadores.

Quem fazia jogos para Master System?
A maioria dos jogos foram feitos pela própria Sega. No inicio, principalmente, só a Sega fazia jogos para o Master System, depois algumas outras softwarehouses foram entrando, dentre elas:
Virgin (Cool Spot, Global Gladiators)
Domark (Desert Strike, Prince of Persia)
US Gold (Outrun Europa)
Microprose (Eu acho)
Flying Edge (Crash test dummies)
Akklaim (Mortal Kombat 2)
Arena (Alien 3, Mortal Kombat)
CodeMasters (Micro Machines)
Core Design (Chuck Rock)
Image Works (Speeball 2)
Sony Imagesoft (sensibe Soccer)
Psygnosis (Lemmings)
TecMagik (Pacmania)
Tengen (Klax)
Falcom? (Y's the vanished Omens)
A Tec Toy lançou uma boa parte destes jogos no Brasil, mas infelizmente não todos.

A Tec Toy já fez algum jogo ou ela só representa as outras softwarehouses no Brasil?
A Tec Toy já traduziu alguns jogos da Sega americana: Um deles é o excelente RPG "Phantasy Star". Eu acreditava que o jogo : "Mônica no Castelo do Dragão" tivesse sido produzido totalmente pela Tec Toy, mas acabei descobrindo um tempo depois que o "Mônica no Castelo do Dragão" nada mais é do que o "Wonder Boy in Monster Land" modificado, simplesmente tiraram o Wonder Boy e colocaram a Mônica, traduziram as frases para português, e não me lembro se o som foi modificado ou não. O mesmo ocorreu com "Teddy Boy" que foi lançado com o nome de "Geraldinho" (tiraram o Teddy e botaram o Geraldinho, com o detalhe de que o "Teddy Boy" já tinha sido lançado no Brasil, enquanto que o "Wonder Boy in Monster Land" nunca deu as caras aqui).
Outra adaptação da Tec Toy é o "Sapo Xulé" (baseado no "Psycho Fox", que já tinha sido lançado pela Tec Toy, mais uma vez só tiraram a raposa e botaram o sapo).
Nos últimos tempos a Tec Toy produziu alguns jogos 100% nacionais. Foi o caso de Street Fighter II, O Sítio do Pica-Pau Amarelo, Castelo Rá-Tim-Bum, dentre outros.

Você poderia dizer algumas especificações técnicas do Master System?
Sim.
Bus Width : 8-bit
Cores : 64
Cores simultaneas na tela: 16 (podendo chegar a 32 com técnica especial chamada interrupção horizontal)
Resolução : 256x192
Caracteres: 8x8 (máximo 448)
Som : FM
Processador : Zilog Z80 8-bit, 3.58 MHz (mesma velocidade do SNES!)
Audio: 3 geradores de som (mono), cada um com quatro oitvas, 1 ruído branco
Scrooling: Horizontal e/ou verticalmente, linha por linha
Sprites: 8x8 ou 8x16, máximo 64
RAM de vídeo: 128 Kbits
Capacidade maxima de um cartucho: 4Mbits (512KB) ??
o suposto limite de 4 Mbits foi quebrado por alguns jogos que tem 8 Mbits e foram produzidos pela Tec Toy ("Street Fighter" e "O Sitio do Pica Pau Amarelo", são exemplos deles). Teoricamente um jogo de Master System pode ter até 32 Mbits (4 MBytes), mas um jogo desses custaria muito caro, e as pastilhas de memória seriam muitas e não caberiam no cartucho.
Com a tecnologia de hoje, a redução do tamanho das pastilhas e a queda de preço, hoje já existem cartuchos de capacidade até maior de 32 Mbits (Nintendo 64, por exemplo) que não são muito grandes e nem são tão caros assim (apesar que R$ 100,00 não é pouco não) Assim nos dias de hoje eu acho que seria até possível fazer um jogo de 32 Mbits para Master System, mas também é inviável, pois que softwarehouse vai querer gastar dinheiro para fazer um cartucho para um videogame que já parou de ser fabricado?
Detalhe, apenas o Master System III (II no exterior) suporta os jogos de 8 MegaBits. Os Master System I e II não suportam jogos com mais de 4 Megabits.

Por que os jogos de Master System ocupam menos espaço no computador que no cartucho?
Esta dúvida é muito comum, mas isto não ocorre na verdade, os jogos de Master System ocupam exatamente o mesmo espaço no cartucho e no seu disco rígido. O que acontece é que no computador quando falamos em MEGA, normalmente nos referimos a MegaByte. (1 MegaByte = 8 MegaBits). Nos jogos de videogame usamos a mesma palavra (MEGA) para nos referirmos a sua capacidade, porém este MEGA corresponde a MegaBit.
Portanto quando você diz que tal jogo de Master System tem 4 Megas, quer dizer que ele tem 4 MegaBits, o que corresponde à 0,5 MegaByte ou 512 Kbytes. (1 MegaByte = 1024 Kbytes), ou seja, o tamanho do jogo é o mesmo no seu HD ou no cartucho. São unidades de medidas diferentes que são muito confundidas porque as pessoas dizem somente MEGA ao invés de Megabyte ou Megabit.
Não se esqueça: 1 MegaByte = 8 MegaBits.
Pelo que se sabe foi a SEGA quem utilizou pela primeira vez o termo MEGA para especificar a quantidade de memória ocupada por seus jogos. Portanto o uso do termo MEGA especificando Megabit ao invés de Megabyte foi uma jogada de marketing da SEGA.

Você falou em jogar jogos de Master no computador, como eu faço isso? Existem todos os jogos de Master System no computador?
Para jogar jogos de Master System no computador você precisa ter um emulador, um emulador é um software que simula outro sistema e/ou outro hardware. Neste caso, um emulador de Master System nada mais é do que um programa que simula o próprio console Master System. Com relação aos jogos, eles não são reprogramados para o computador, o jogo que você joga no computador é exatamente o mesmo jogo que está no cartucho. Como isso? Existem copiadoras no mercado que tem exatamente esta função, transferir o programa do cartucho para um disquete padrão de computador e a partir daí você pode jogá-los usando um emulador no computador ou mesmo no videogame (neste caso não é necessário emulação) basta colocar um adaptador no lugar do cartucho (este adaptador está ligado a um drive com o disquete - ou qualquer outra mídia - contendo o(s) jogo(s) e o videogame lê o jogo normalmente como se ele estivesse em um cartucho). O que você tem na verdade é um arquivo com uma cópia exata do conteúdo do cartucho.
No caso dos emuladores, basicamente eles pegam cada instrução do jogo para o processador do Master (Z80) e converte para uma instrução x86. Há inúmeros outros detalhes quanto a emulação que eu não tenho o conhecimento necessário para explicar, e este também não é o objetivo deste FAQ.

E onde eu encontro este aparelho para copiar os jogos?
Não faço a mínima idéia, aqui no Brasil isto nunca foi fabricado, e eu não sei se foi comercializado em outros países, tão pouco se foi legalmente ou ilegalmente. Normalmente os fabricantes destes aparelhos alegam que eles tem fins didáticos, o que não passa de uma desculpa pra verdadeira utilidade destes equipamentos: pirataria.
Porém sei que foi comercializado aqui no Brasil um equipamento de nome Super Magicom que copiava jogos de Mega Drive e Super Nintendo em disquetes comuns. Apesar de ilegal, os revendedores deste equipamento (que possivelmente era importado da Coréia) anunciavam em revistas nacionais de videogames na maior tranqüilidade.
Existem na Internet projetos de copiadores domésticos, que podem ser feitos em casa, no entanto é necessário um conhecimento razoável de eletrônica e habilidade na construção de placas.

O que é ROM?
ROM é sigla para Read Only Memory. Ou seja, uma memória somente para leitura, um tipo de chip que tem inúmeras aplicações, dentre elas é o tipo de chip usado para armazenar os jogos no cartucho. A ROM só pode ser gravada uma única vez, no processo de fabricação e não pode ser apagada. Existem variações da ROM: A PROM (Programable Read Only Memory) que pode ser comprada virgem e gravada uma única vez com equipamento próprio. A EPROM (Eraseable and Programmable Read Only Memory) que pode ser apagada, através de uma janela transparente existente em cima do chip, ao tirar a proteção e deixar entrar luz (ou luz infravermelha, dependendo do tipo de chip) o chip é apagado. A última variação é a EEPROM (Eletronic Eraseable and Programmable Read Only Memory) que pode ser apagada eletronicamente, ou seja, pode ser apada por software Nos cartuchos de videogame você encontrará normalmente a ROM apenas (que é mais barata para produzir em larga escala e a mais adequada, afinal pra que trocar o jogo do cartucho?). No entanto encontrei algumas EPROMs em jogos de Atari.

Por que então, os arquivos dos jogos no computador são chamados de ROM?
São chamados erroneamente de ROM, pois na verdade eles são uma imagem da ROM, uma cópia em um arquivo do conteúdo da ROM. O nome mais adeqüado seria "ROM Image", ou "Imagem da ROM".

É ilegal ter estas Imagens de ROM no computador?
Sim. À menos que você tenha o cartucho do jogo também. Manter cópias de ROM de jogos que você não possui no computador é crime. Em geral os fabricantes não se preocupam com títulos que já não são mais comercializados.

E essa estória de que posso fazer o download de uma imagem de ROM e mantê-la por apenas 24 horas?
Essa estória não tem nenhum fundamento legal no Brasil, nem no exterior. Você não pode ter uma imagem de uma ROM que não possui, nem que seja apenas para teste, nem que seja por apenas 24 horas. Isto é apenas uma daquelas estórias que alguém inventou e outros foram copiando, copiando e até hoje é encontrada em muitos sites por aí. E muita gente acredita que é verdade.

Onde eu consigo os emuladores e Imagens de ROM para poder jogar no computador?
Emuladores e ROMs estão disponíveis em muitos sites da Web. Consulte nossa seção de Links.

Como faço pra comprar um Master System?
Aqui no Brasil é fácil encontrá-lo em lojas de departamento, de brinquedos, de eletrônicos, dentre outras. O Brasil é o único país do mundo onde o Master System ainda é fabricado normalmente, apesar de não estarem mais sendo lançados novos jogos no exterior, a Tec Toy ainda lança de vez em quando algum jogo, já antigo, mas que ainda não tinha sido lançado aqui. A versão atual disponível é o Master System 3 Compact. Em outros países pra comprar um Master System, só se for usado. Viu como ser brasileiro tem algumas vantagens? :)

Quanto custa um Master System?
Aqui na minha região, um Master System III Compact com o Sonic na memória e um controle sai por algo em torno de R$ 150,00 (aproximadamente 65 dólares americanos)

O que é Pistola Light Phaser?
A Pistola Light Phaser é um acessório do Master System para jogos de tiro em que você deve mirar o alvo na tela da TV e apertar o gatilho. Alguns jogos de Pistola Light Phaser são: "Safari Hunt", "Gangster Town", etc. A Pistola Light Phaser já emulada através do mouse pela maioria dos emuladores através do mouse. Você guia uma mira na tela e clica o botão para atirar. Lógico que no Master System real é muito mais divertido.

É possível jogar jogos que requerem a Pistola Light Phaser sem ela?
Conheço apenas um jogo que tinha a opção de escolha entre Pistola Light Phaser e joystick normal. Mas existem versões de um mesmo jogo para Pistola Light Phaser e para joystick, só não sei se isto ocorreu no Brasil.

O que são Óculos 3D?
Era outro acessório do Master System, este servia exclusivamente para alguns jogos que tinham um efeito 3D (ex: Out Run 3D, Space Harrier 3D).Não é mais fabricado e nem suportado pelo atual Master System (o 3). O BRSms a partir da versão 1.12 tem suporte a óculos 3D, mas não é igual. Primeiro é necessário entender como funciona o 3D do Master System: Na tela são exibidas duas imagens alternadamente (uma deve ser vista com o olho esquerdo e a outra com o direito para dar a sensação de 3D). Os óculos são ligados ao console e alimentados eletronicamente, por isso quando a imagem exibida deve ser vista com o olho esquerdo, ele tapa o direito e vice-versa. Essa variação é tão rápida que o cérebro humano não é capaz de perceber, ele é enganado, e com isso tem-se uma sensação de 3 dimensões pois você estará vendo imagens diferentes com cada olho. O sistema 3D do Master System foi sem dúvida o melhor da época. Alguns jogos de Nintendo eram 3D também, mas com funcionamento bem diferente, eram exibidas duas imagens ao mesmo tempo, uma azulada e a outra avermelhada, e você usava um óculos com uma lente vermelha e a outra azul (sem alimentação eletrônica, inclusive os óculos que vinham com os jogos eram de papelão). Por causa do lance das lentes, você via com o olho que estava com a lente azul, apenas a imagem avermelhada e vice-versa. Desta forma também existia uma sensação de 3D pois eram imagens diferentes em cada olho, mas esta tecnologia era bem pior que a que o Master usava. Agora vou explicar como o BrSms emula o óculos 3D, ele simplesmente elimina a alternancia das imagens e exibe as duas juntas, uma azulada e a outra avermelhada, exatamente com alguns jogos de Nintendo faziam e assim com um óculos com uma lente azul e uma vermelha (que pode inclusive ser feito em casa) você consegue jogar os jogos 3D. Obviamente não é a mesma coisa, mas é a primeira vez que se emula o efeito 3D do Master System. Um alerta: é preciso treinar os olhos, no ínicio é dificil ver o efeito 3D na tela, mas depois que você consegue fica bem legal (isto acontece somente com os óculos de lente coloridas, no óculos do Master System não é necessário nenhum treino). Existem projetos para montar uma placa e ligar o verdadeiro Óculos 3D do Master System no computador (através da porta paralela), mas por enquanto são apenas projetos.

É possível jogar jogos que requerem Óculos 3D sem os óculos?
Alguns jogos tem opção para desabilitar o efeito 3D através de códigos especiais, são eles:
Zaxxon 3-D: Pressione pausa na tela de abertura para acessar um menu.
Poseiden Wars 3-D: Pressione o botão 1 do controle 2. Space Harrier 3-D: O mais complicado. Tem que jogar o jogo em 3-D até chegar no primeiro chefe. Deixe ele matar você. Se você obteve um bom placar, você pode entrar suas iniciais depois da mensagem de Game Over. Com o controle 2, e segurando o botão 1 digite T-H-R-E-E. Note que esta palavra não será mostrada na tela.
Possivelmente existem códigos para desabilitar o efeito 3D de outros jogos, porém eu desconheço.

O que é Rapid Fire?
Outro acessório que deixou de ser fabricado. Era ligado na entrada de joystick, e o joystick era ligado ao Rapid Fire, com isso você conseguia turbo nos botões (era só mantê-los pressionados que é como se você estivesse apertando-os várias vezes). No exterior era inicialmente um ítem promocional do tipo: compre três jogos e ganhe um Rapid Fire. No Brasil foi lançado pela Tec Toy como um acessório vendido separadamente. Porém a versão brasileira desapareceu com duas chaves que serviam para ligar ou desligar o Rapid Fire individual para cada botão. Onde será que foram parar as chaves?

Por que não acho mais Óculos 3D, Rapid Fire ou Pistola Light Phaser para comprar?
Porque a Tec Toy parou de fabricar estes acessórios, você também não encontrará mais a venda os jogos que usam Óculos 3D. Porém se você é dono de um Master System 1 ou 2 (que já não são mais fabricados) você poderá adquiri-los usados caso encontre. Se você for dono da atual versão do Master System (o 3) você também pode usar a Pistola Laser e o Rapid Fire, mas não os Óculos 3D, pois o Master System 3 infelizmente não tem entrada para eles.

O que é Pro Action Replay?
É um acessório no mesmo estilo do Game Genie, você o coloca no compartimento de cartuchos e o cartucho você encaixa nele. Ao ligar o console aparece uma tela onde você pode digitar alguns códigos. Estes códigos irão alterar algumas linhas de programação do jogo e dependendo do código que você entrou poderão lhe render vidas infinitas, imortalidade, dentre outras coisas. Normalmente estes acessórios ja vem com um livrinho com os códigos que fazem efeito em cada jogo. O Pro Action Replay foi lançado apenas na Europa e também não deu as caras aqui no Brasil, mas é emulado pelo Massage.

E o que é o Game Genie?
Funciona igual ao Pro Action Replay. Não sei se existiu uma versão para Master System, mas a versão de Nintendo foi muito vendida aqui, apesar da Nintendo ter inclusive processado a empresa que fez o Game Genie (A Nintendo perdeu na justiça e foi obrigada a pagar uma indenização depois). Ao contrário da Nintendo, a Sega deu o maior apoio pra empresa do Game Genie criar uma versão dele para o Mega Drive, a qual inclusive foi lançada pela Tec Toy aqui no Brasil.

E o que é o Paddle Controller?
É um acessório que é suportado por alguns poucos jogos como: "Woody Pop", este acessório não foi lançado no Brasil, mas é emulado pelo MEKA e pelo BrSMS.

E o que é o Sports Pad (Power Ball)?
Um controle no estilo rollerball desenvolvido para uns poucos jogos (Sports Pad Football, Sports Pad Soccer, Great Ice Hockey, entre outros), não foram lançados no Brasil nem os jogos nem o acessório. Porém são emulados pelo MEKA.

Os jogos que requerem Sports Pad podem ser jogados sem ele?
Não, você pode até tentar, mas o controle fica totalmente maluco, porém a série "Sports Pad" foi posteriormente lançada pela SEGA em versões que não requerem o acessório. É o caso do "Sports Pad Soccer" que acabou virando o nosso conhecido "Super Futebol"

Como é que você sabe tudo isso?
Bem, eu joguei muito videogame na minha infância e adolescência e li muitos FAQs internacionais :) a única coisa que faltava era vontade de escrever um tutorial.

Ouvi dizer que existem jogos em cartão. É verdade?
Sim. Realmente existiram jogos em cartão, mas aqui no Brasil eles nunca deram as caras. Estes jogos em cartão foram lançados logo com o lançamento do Master System e todos eles foram posteriormente lançados em cartucho. Os cartões eram encaixados na entrada dos Óculos 3D, aliás, não existia Óculos 3D naquela época, a entrada servia exclusivamente para os cartões, posteriormente então foram lançados os Óculos 3D que aproveitariam então a mesma entrada dos jogos em cartão.

Eu posso jogar os jogos de Master System em outro videogame?
Sim. Se você tiver um Mega Drive I importado ou um Mega Drive I ou II brasileiro você pode adquirir um adaptador que permite jogar os jogos de Master System. Este adaptador é acoplado no lugar do cartucho do Mega e possui um botão PAUSE e saída para óculos 3D. Ele não tem nenhum processador adicional porque os Mega Drive I e II já possuem o processador do Mega Drive. Infelizmente o Mega Drive atual (II no exterior e III no Brasil) não tem mais este processador e por isso não adianta tentar usar o adaptador de Master System. Pelo mesmo motivo o adaptador também não é mais fabricado e você não vai encontrá-lo a venda nas lojas. O adaptador do Mega Drive I e II suporta óculos 3D e Pistola Light Phaser, você pode jogar com os controles do Mega Drive (nesse caso os botões A e Start não terão função) ou pode conectar os controles originais de Master System. Parece-me que os jogos Great Volley e Super Tennis de Master só podem ser jogados com os controles originais do Master, mas não posso confirmar isso. Existem boatos de que existe um adaptador na Europa que permite que o Mega Drive II (III no Brasil) rode os jogos de Master System, mas eu não posso confirmar.
Você também pode jogar os jogos de Master System no Game Gear com o acessório Master Gear que também é um adaptador, não é possível jogar jogos que utilizem Pistola Light Phaser ou óculos 3D, e alguns jogos terão sua jogabilidade dificultada por causa do tamanho da tela do Game Gear, jogos em cartão também não podem ser jogados.

Eu posso jogar os jogos de outros videogames no Master System?
Oficialmente não, mas como o Master System e o Game Gear são muitos semelhantes em suas características técnicas, pode ser que algum hacker esperto tenha conseguido construir um adaptador para jogar jogos de Game Gear no Master System. A diferença é que a paleta de cores do Game Gear é diferente (o Game Gear tem 4096 cores contra 256 do Master) e o Master System não possui o botão START, estas seriam as principais dificuldades, mas não são impossíveis de serem dribladas. Adaptadores para jogar os jogos de Game Gear com as cores alteradas já foram feitos (não pela Sega, claro).

Além do joystick original de Master System, posso conectar outros joysticks no Master System?
Sim. Existem vários outros joysticks importados, inclusive foram comercializados pela Tec Toy no passado, que podem ser conectados no Master System. Dentre eles existem modelos que funcionam sem fio (atráves de infravermelho) e também controles tipo manche ou arcade. Você também pode ligar o controle de Mega Drive sem problemas no Master System, os botões B e C do joystick vão corresponder aos botões 1 e 2 do Master System respectivamente, eu já testei e garanto que funciona, porém existe um conflito de pinos e os seguintes jogos apresentam problemas: "Alien Syndrome", "Bomber Raid", "Great Volleyball", "Montezuma's Revenge", "Shanghai", "Where in the World is Carmen San Diego?", "Wonderboy in Monsterland", "Tennis Ace". Se você quiser também pode ligar um joystick de Atari no Master System :), porém apenas em jogos que utilizem apenas o botão 1 ou que os dois botões tenham a mesma função ("Sonic" por exemplo). Eu costumava ligar o joystick de Atari para jogar "Paper Boy" (que usava só um botão). O único botão do Atari vai corresponder ao botão 1 do Master System. Nota: válido para todos os controles compatíveis com Atari 2600 somente. (Dactar, CCE, etc).

Ouvi dizer que existia um chip de FM em alguns Master System. É verdade?
Sim. É verdade. Este chip estava presente em alguns consoles Master System no Japão. E alguns jogos, principalmente os lançados entre 86 e 88 tinham uma rotina que vericavam a existência do chip e em caso de positivo utilizavam-se dele. Este chip é um chip de som que quando utilizado deixa o Master System com um som bem legal, semelhante ao de arquivos .MID Só foi confirmada a presença deste chip em consoles Master System japoneses, mas algumas pessoas acreditam que ele pode ter sido colocado em alguns consoles de outros países também, devido ao fato de que mesmo em consoles não japoneses a rotina de verificação da existência o chip era executada. Aqui no Brasil este chip nunca deu as caras, ao menos eu nunca vi em nenhum dos Master Systems que conheci e não acredito que ele tenha sido colocado em algum. Este chip FM era fabricado pela Yamaha e é emulado pelo Massage e pelo MEKA.

Pra que serve aquela tampa embaixo do Master System 1 e 2?
Pra nada. A Sega provavelmente colocou esta tampa ali pro caso de vir a criar algum acessório de expansão, tipo CD-ROMs ou algum outro processador que aumentasse o poder do Master System. (Como aconteceu com a tampa do Mega Drive que acabou sendo usada para encaixar o Sega CD). Infelizmente o Master System já parou de ser produzido pela Sega japonesa e a porta de expansão nunca teve uma utilidade.

Posso copiar este FAQ para minha home page?
Pode. Se eu disser que não você vai copiar do mesmo jeito, não é? Porém você não deve fazer nenhuma alteração no texto e deve copiá-lo por completo, sem fazer qualquer alteração no texto. Se for copiar copie integralmente e não se esqueça de me dar os merecidos créditos no final. E se você tiver um espaço sobrando eu não vou achar ruim se você quiser colocar um link ou banner desta página na sua.

FAQ criado em 05/02/98 com exclusividade para a Master Land - a mais completa página de Master System no Brasil.

eXTReMe Tracker

Política de Privacidade

Powered by Skooter 1998 - 2009